Páginas

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Sincronizar relógio e calendário do Linux para atualização automática do horário de verão com - NTP Client/Server

Introdução
O NTP é um protocolo para sincronização dos relógios dos computadores, ou seja, ele define um jeito para um grupo de computadores conversar entre si e acertar seus relógios, baseados em alguma fonte precisa de tempo, como os relógios atômicos do Observatório Nacional, que definem a Hora Legal Brasileira.
Em sua versão mais completa, o NTP é bastante robusto e preciso. Ele consulta vários outros computadores para saber a hora certa, e consegue distinguir os que falam a verdade e os que estão enganados. Ele também aprende se o relógio de seu computador é viciado em adiantar-se ou atrasar-se e usa essa informação para ajustá-lo constantemente.
Com o NTP é fácil manter o relógio do computador sempre com a hora certa, com exatidão de alguns milésimos de segundo, e só há vantagens em se fazer isso!

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Download do template SD Simple Simon atualizado

Vamos baixar um template "limpo" e instalar no Seblod, depois configurar no tipo de conteúdo Article, para deixar a saída dele no frontend com menos tags.

http://www.seblod.com/support/forum/100-Templates/34471--NEW-TEMPLATE---SD-Simple-Simon---Removes-Clutter-From-CCK-Output.html

Link para download do plugin de campo Concat

http://www.seblod.com/support/forum/Field-Types-Plugin/26846--NEW-PLUGIN-SD-Field-Concat-V220---SEBLOD-23x---Concatenate-fields-text--predefined-variables-multiple-checkboxes--more.html

Criando um Sistema de Comentários com Seblod 2.0 [Vídeo] [Inglês]

http://vimeo.com/25526221

Listas e Buscas

Exemplo de Busca [Vídeo] [Inglês]:
http://www.seblod.com/network/videos/1680-search-example.html


Veja as 42 posições do template Seb_one

42 posições do template Seb_one:
http://www.seblod.com/42-positions.html

Documentação sobre Templates [Inglês]:
http://www.seblod.com/support/documentation/seblod-2x/templates.html

Tipos de Campos

Tipos de Campos:
http://www.seblod.com/support/documentation/seblod-2x/fields/types.html

Fórum Oficial sobre campos [Inglês] [Fórum] [Downloads]
http://www.seblod.com/support/forum/Field-Types-Plugin.html

Checando seu sistema de arquivos com fsck

Em casos de queda de energia, desligamento incorreto do computador (sem ser via halt ou shutdown) ou defeitos físicos no disco rígido, pode acontecer de haver corrompimento de arquivos no sistema de arquivos. Essa situação é comum principalmente quando seu sistema de arquivo ainda é ext2

Na próxima vez que o Linux for iniciado, será executado o fsck, que é o software similar ao scandisk do Windows. Na maioria dos casos o fsck automaticamente corrigirá os blocos defeituosos e os demais problemas, mas em alguns casos de maior danificação o programa o força a uma checagem manual, diretamente pela linha de comando. 

Você saberá quando é necessário executar o fsck manualmente quando durante sua inicialização, o Linux parar e exibir uma mensagem de erro do fsck, que será similar a: 

Give root password for maintenance
(or type Control-D for normal startup):


O prompt exibido lhe solicitará a senha do root para entrar no modo de manutenção. Você também tem a opção de pressionar as teclas Ctrl+D para ignorar os erros e tentar iniciar o Linux normalmente, mas se você escolher esta opção, provavelmente a máquina será reinicializada e retornará ao mesmo ponto onde parou, ou seja, na mensagem de erro. Após digitar a senha do root você cairá na linha de comando (prompt) em modo "single user", que significa que os serviços (Apache, Bind, Samba, etc) ainda não foram inicializados. Observe a mensagem de erro gerada pelo fsck, um pouco acima do prompt será exibido o dispositivo que apresenta os erros no sistema de arquivos. Supondo que o problema esteja em /dev/hda1, execute: # e2fsck -y /dev/hda1 A opção "-y" é usada para assumir "yes" em todas as questões que podem surgir durante a fase de correção do sistema de arquivos. Seu uso é opcional, mas recomendável. 

Terminada a execução do fsck, reinicialize a máquina com o comando: 

# reboot 

Pronto! Seu Linux inicializará normalmente agora. 

Resumindo, você tem que digitar a senha do root para entrar na linha de comando e depois executar: 

# e2fsck /dev/hdxx (onde xx indica a partição com problema) 

Para lista todas as partições dos HDs de seu computador, digite: 

# fdisk -l 

Para descobrir as opções do fsck, digite o comando sem argumentos: 

# e2fsck 

Ou é claro, consulte sua página de manual: 

# man fsck 

Nota: o fsck suporta vários tipos de sistema de arquivos, daí a explicação para o comando "e2fsck", ele é um alias para o comando "fsck" para sistema de arquivo do tipo ext2, "e2" vem de "extended 2 file system". 



Sistema de arquivos ext3

É muito comum o uso de partições com a nova geração do extended file system, o ext3. Caso sua partição seja desse tipo, ao invés de usar "e2fsck", use: 

# fsck.ext3 /dev/hda1 

Substitua /dev/hda1 pela partição correta no seu HD. Responda "sim", "yes" ou "y" para todas as perguntas (ou é claro, use "fsck.ext3 -y") e quando terminar reinicialize o micro com reboot e pronto. 

Recomendação: não execute o comando fsck em partição montada.