Páginas

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Retirar o .html das páginas no Web Acappella

Já me fizeram esta pergunta seguida vezes, se era possível retirar o .html do final das páginas para deixar a URL mais limpas e sim, é possível através de um método muito simples, mas antes vamos ver a diferença que isso pode fazer.

Para que serve?

Basicamente para deixar a URL do site mais limpa e fácil de encontrar, por exemplo, você que anunciar a sua página de contato, e ao invés de dizer para o usuário acessar seusite.com.br/contato.html ele pode simplesmente digitar seusite.com.br/contato, assim acessará mais facilmente a página.
Outra vantagem é o SEO, que pode melhorar pelo fato da URL ser mais simplista e no Web Acappella é possível você colocar URL’s mais extensas sem a necessidade do .html no final.

Como fazer

Como eu disse, o processo é bem simples e iremos utilizar uma ferramenta proveniente das novas versões do Web Acappella que é o gestor de .htaccess. Este é um documento que permite fazer vários conjuntos de regras no servidor e modificar algumas coisas.
No menu superior do Web Acappella, clique em site, depois em propriedades do website e por fim clique na penúltima opção, um ícone que é uma pena.
retirar o html Retirar o .html das páginas no Web Acappella
Clique no botão ‘editar htaccess’, abrirá uma janela com um espaço em branco, será onde você irá colar o código abaixo:
RewriteEngine on
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME}\.html -f
RewriteRule ^(.*)$ $1.html
Depois de feito isso, basta editar o nome de cada página que você deseja que automaticamente este código irá retirar o .html da URL. Você pode ver o exemplo desta função funcionando clicando no botão abaixo:

fonte : http://webacappellafull.com/retirar-o-html-das-paginas-web-acappella/

Nenhum comentário:

Postar um comentário